Sessão de hoje► | Opiniões | Como funciona | Resenhas | Fórum | Links | Equipe | Contato
Página inicial

::Galeria do Terror::
The Hills Have Eyes
Título(s) Alternativo(s):
Título Nacional: Quadrilha de Sádicos
Direção: Wes Craven
Elenco: Susan Lanier, Robert Houston, Dee Wallace Stone, Michael Berryman
Ano: 1977
País: EUA
Duração: 89 min
Sinopse: Família em viagem pelo deserto é atacada por bando de canibais.
Comentário
Bem antes de Pânico e A Hora do Pesadelo, Wes Craven já chamava atenção do público norte-americano com filmes violentos. Depois de seu debut com Aniversário Macabro – uma refilmagem exploitation do clássico A Fonte da Donzela, de Ingmar Bergman – Craven retornou com Quadrilha de Sádicos.

Baseado em acontecimentos reais – a família de canibais selvagens liderada pelo patriarca Alexander “Sawney” Bean, que aterrorizou a Escócia no século XV – temos aqui os eventos adaptados para os tempos atuais. Uma família cruzando os Estados Unidos resolve procurar uma antiga mina de prata herdada pelo pai, o policial aposentado Bob Carter, numa antiga área de testes nucleares em pleno deserto. Acompanhado de sua esposa, filho, duas filhas, cunhado, neta (um bebê) e dois cães de estimação, as coisas já começam a ficar estranhas quando o dono do único posto de gasolina da região os adverte a não irem pelo deserto. Ignorando o alerta do velho, eles acabam se perdendo numa estrada clandestina quando o eixo do carro quebra, deixando a família presa no meio do nada. E para piorar as coisas, como diz o título original do filme, “as colinas têm olhos”: um bando de selvagens habitantes da região os observa preparando um cerco que levará o filme à sua conclusão sangrenta.

Liderados por “Papa Jupiter”, o bando – na verdade uma família de canibais - vai destruindo a moral da família através de violentas investidas, que resultam na morte de metade dos viajantes. Os membros sobreviventes se vêem então obrigados a alterar sua natureza para se manterem vivos.

Enquanto Bob e seu cunhado Doug saem para buscar ajuda, a cadela Beauty foge, sendo encontrada, estripada, pelo filho do casal, Bobby. O rapaz não conta o que aconteceu, para poupar as mulheres, mas fica inquieto, desconfiando que algo esteja errado. À noite, o inferno começa: os selvagens montaram uma armadilha sádica para distrair a atenção dos demais, crucificando o velho Bob e ateando fogo ao corpo do homem. Atraídos pelos gritos de dor do pai, os eles deixam o trailer, que é saqueado por Pluto (o esquisitão Michael Berryman em um de seus primeiros papéis) e Mars. Depois de estuprar uma das filhas do casal, matar a outra (Dee “The Howling” Wallace) e deixar a mãe baleada, a dupla ainda leva bebê e os suprimentos. E quando Beast, o outro cão da família, derruba um dos selvagens de um penhasco, os demais se reúnem para um ataque final aos sobreviventes. É justamente o desejo de vingança mútuo que toma os dois grupos que vai dar o tom nos minutos finais.

A grande sacada de Craven na década de setenta foi justamente apresentar aos espectadores o terror em forma de realidade. Nada de fantasmas vingativos ou criaturas de outro mundo: o ser humano é o pior dos monstros. Alguns dizem se tratar de uma espécie de ressaca do movimento hippie sessentista, ressaca esta que fez as sociedades urbanas ocidentais olharem para dentro de si e descobrirem onde está o terror verdadeiro. Resultado: o surgimento - e a popularidade - destas produções, cujo maior expoente foi O Massacre da Serra Elétrica (1974), de Tobe Hooper.

Há pouco tempo, a New Line – um dos braços da gigante Warner - comprou os direitos de Quadrilha de Sádicos, com o intuito de fazer uma versão atualizada do filme - uma das modas de Hollywood nesse início de milênio. O diretor escalado, pelo menos até o momento, é o francês Alexandre Aja, do elogiado Haute Tension. Mas apesar de estarmos em um período de auto-reflexão e reciclagem, quando o cinema marginal dos anos setenta ganha força através de citações e remakes, sabemos que essas novas versões, por melhores que possam sair, jamais atingirão o impacto cultural dos originais.
Fábio S. Ribeiro
19/03/2005
Onde Conseguir
- CD Point - Sebos - Locadoras
Opiniões dos visitantes
Participe também do nosso fórum de discussões!
◄◄Filme anterior | ◄Todos os filmes► | Filme de hoje► | Próximo filme►► | Topo