(originalmente publicado no extinto site Erotikill)
Quem curte uma boa tralha de vez em quando deve conhecer algo dirigido por Fred Olen Ray. Responsável por coisas como "Beverly Hills Vamp" e "Hollywood Chainsaw Hookers", Ray é famoso por continuar em atividade, assim como o amigão Jim Wynorski, fazendo inúmeros pornôs softcores, filmes de terror trash e filmecos fajutos de ação para lançamento direto em vídeo com cenas de grandes produções “coladas” na maior cara de pau para poupar orçamento. "Resposta Armada" talvez tenha sido seu projeto mais caro, por ter um dos melhores elencos já reunidos na história do cinema classe B.
A produção mostra o detetive particular Cory Thorton (Ross Hagen) e Clay Roth (David Goss), sendo contratados por Akira Tanaka (Mako), um chefão do crime japonês, para recuperarem uma estátua roubada por Kon Ozu (Conan Lee) e sua namoradinha. Chegando ao local da troca, os negociadores encontram dois escroques chamados Steve (Dick Miller) e Deborah (Laurene Landon). A negociação não é bem sucedida e, ao invés do proposto, as duplas trocam tiros. Cory acaba fugindo com o dinheiro dos japoneses e deixando o seu parceiro ferido à espera da morte. Clay pega o objeto e entra em contato com sua família, composta pelo ex-policial Burt (Lee Van Cleef) e seus irmãos Jim (David Carradine) e Tommy (Brent Huff), ambos veteranos do Vietnã, mas acaba morrendo antes de dizer qualquer coisa. O patriarca prefere esconder a estátua da polícia, pois a sua maior intenção é descobrir toda a verdade e, tendo a ajuda dos filhos, fazer justiça com as próprias mãos.
Existem diretores que podem fazer milagres com histórias simples e Fred Olen Ray certamente não entra nesta confraria. O roteiro do filme é muito previsível e convencional, sem maiores novidades. “Resposta Armada” decepciona devido ao tamanho potencial perdido pelo diretor, principalmente pelo já citado elenco, onde até Lee Van Cleef - já velhinho e perto de falecer - não se mostra nem um pouco preocupado em esboçar alguma boa atuação do passado. Como sempre, Michael Berryman (o eterno Pluto de “Quadrilha de Sádicos” e aqui fazendo um sádico capanga oriental) se impõe pela presença insana. Não posso deixar de mencionar as pequenas participações do sempre “cool” Dick Miller, Cary Tagawa antes da fama mostrando por que seria o asiático mais maligno da história do cinema americano e Michelle Bauer, estrelinha em vários filmes de Ray, mostra toda a sua saúde aparecendo seminua. Atriz boa.
Mesmo que pareça ter sido filmado numa semana, o filme tem cenas memoráveis. Dentre elas, destaco o personagem de Berryman, vestindo um broche do “smiley” na roupa, matando brutalmente um dos Roth com uma calibre 12 e Carradine dizendo “Rest in Peaces!!” (traduzindo: Descanse em Pedaços) após explodir um bandido. Portanto, apesar de existir filmecos oitentistas bem superiores, vale dar uma espiada em “Resposta Armada” pela simples reunião destes verdadeiros monstros dos filmes B. Isso já é o bastante.
|