Sessão de hoje► | Opiniões | Como funciona | Resenhas | Fórum | Links | Equipe | Contato
Página inicial

::Galeria do Terror::
Don't Look Now
Título(s) Alternativo(s):
Título Nacional: Inverno de Sangue em Veneza
Direção: Nicolas Roeg
Elenco: Julie Christie, Donald Sutherland, Hilary Mason, Clelia Matania
Ano: 1973
País: Itália/Inglaterra
Duração: 110 min
Sinopse: Arquiteto trabalha na restauração de uma igreja em Veneza, enquanto se recupera, junto com a esposa, da morte de sua filha. Entretanto, o encontro com duas irmãs videntes e uma série de misteriosos assassinatos irá mudar suas vidas para sempre.
Comentário
Inverno de Sangue em Veneza mostra todos os atributos de Nicolas Roeg (diretor de fotografia para cineastas como François Truffaut, Roger Corman e David Lean), um artista visual mestre na poesia imagética, neste que é seu terceiro longa e uma de suas obras mais festejadas.

Após a brilhante - e triste – introdução, onde vemos um casal perdendo a filha em um acidente doméstico, somos levados a uma Veneza ao mesmo tempo apaixonante e repulsiva; enquanto a bela arquitetura histórica nos envolve, somos tomados por um clima claustrofóbico quando vemos os protagonistas espremidos entre as passagens escuras e canais apertados da cidade. Roeg também cerca o filme de imagens simbólicas, que vão dando pistas do que está por acontecer, mas que dificilmente possibilitam ao espectador descobrir o desfecho do filme antes de sua conclusão.

John e Laura Baxter, vividos por Donald Sutherland e Julie Christie, ainda não recuperados da morte da filha – sobretudo a mulher – têm sua relação abalada quando ela conhece duas irmãs em um restaurante. Uma delas, cega, diz ter visto a filha falecida do casal ao lado deles, na mesa. O marido, cético, não acredita nas mulheres, e passa a entrar em conflito com a esposa, quando esta fica obcecada em estabelecer contato com a filha através das irmãs.

A trama vai se desenrolando à medida que John começa a ter premonições, principalmente quando ele vê um vulto de uma pessoa com uma capa vermelha – a roupa que sua filha usava quando morreu – correndo pelas vielas de Veneza. No ápice do filme, com o arquiteto perseguindo a figura, temos o inesperado desfecho, quando todas as peças do quebra cabeças imagético de Roeg se juntam.

Um dos elementos técnicos mais impressionantes da película é a edição. O filme foi montado de maneira incomum, intercalando lapsos temporais, por vezes sincrônicos, por vezes não. Algumas das passagens onde esse efeito causa maior impacto são a da morte da filha na já citada abertura, e na cena em que o casal faz sexo, quando as imagens de carícias se alternam com imagens dos dois já se vestindo para sair, após a relação. Com certeza, obra de um poeta da imagem em movimento. Mas talvez o maior mérito deste filme, tenha sido conseguir juntar de maneira coesa os gêneros drama e terror, combinando o elemento do sobrenatural com a figura do assassino em série, peças genuínas na definição deste gênero que todos adoramos, o terror.
Fábio S. Ribeiro
25/02/2005
Onde Conseguir
- CD Point
Opiniões dos visitantes
Participe também do nosso fórum de discussões!
◄◄Filme anterior | ◄Todos os filmes► | Filme de hoje► | Próximo filme►► | Topo