Sessão de hoje► | Opiniões | Como funciona | Resenhas | Fórum | Links | Equipe | Contato
Página inicial

::Poltrona R::
Kickboxer 2 - The Road Back
Título(s) Alternativo(s): Kickboxer 2
Título Nacional: Kickboxer 2 - A Vingança do Dragão
Direção: Albert Pyun
Elenco: Sasha Mitchell, Peter Boyle, Dennis Chan, Cary Hiroyuki Tagawa, Michel Qissi
Ano: 1990
País: EUA
Duração: 93 min
Sinopse: Um campeão de kickboxing foi o responsável pelo assassinato de seus irmãos. Agora David Sloan buscará sua vingança no único lugar que conhece, o ringue!
Comentário
Este é um Poltrona R diferente, ele é quase um Rango de Boteco, mas sei lá, talvez por questões sentimentais tenha poupado o filme de hoje de tal constrangimento, ou talvez o filme não seja suficientemente ruim para ser imortalizado em nossa amada sessão de sábado. Bem, na verdade a série Kickboxer têm mais importância do que muitos imaginam.

Para quem não se tocou ainda, o filme de hoje é a continuação oficial de Kickboxer - O Desafio do Dragão, um inesperado sucesso estrelado por Jean-Claude Van Damme no final dos anos 80, e que, por mais incrível que possa parecer, foi o maior responsável por estabelecer a presença constante de fitas criadas especialmente para o mercado de video. É verdade, é só tentar lembrar a quantidade de filmes que surgiram com "Kickboxer" naquela época (inclusive filmes de Jackie Chan ou até um dos casos mais famosos, Best of the Best, que aqui virou Operação Kickbox, quando o filme é sobre lutadores de Karatê e Tae Kwon Do), quantas produtoras foram criadas e quantos astros de quinta categoria apareceram do nada, como Jalal Merhi, Olivier Gruner e Don "The Dragon" Wilson. Ainda que muitos desses fatores pareçam mais negativos do que positivos, foram fundamentais para o desenvolvimento do mercado de home video, que agora com o DVD, supera até mesmo o cinema em arrecadação.

Para quem não se lembra, Kickboxer - O Desafio do Dragão contava a história de Kurt Sloane (Van Damme), jovem que resolveu treinar artes marciais com um mestre chamado Xian (o venerável Dennis Chan) para encarar o campeão tailandês de Muay Thai, Tong Po (feito pelo amigão de Van Damme, Michel Qissi), que deixou seu irmão Eric numa cadeira de rodas. Como todo mundo poderia prever, Kurt limpou o chão com Tong Po numa luta que virou lenda, com as famosas luvas cobertas de cacos de vidro.

Pois bem, Kickboxer 2 - A Vingança do Dragão, mesmo sem Van Damme, continua com a história (e até mesmo foi exibido nos cinemas por aqui). O produtor Rick King, da King's Road, tentou ser o mais honesto possível em sua continuação caça-níqueis e não substituiu o belga, contratando o então novato David S. Goyer (que estreou justamente como roteirista de Garantia de Morte, com Van Damme, e hoje é o nome mais popular do Hollywood a respeito de adaptações de quadrinhos para o cinema) para dar um jeito de seguir com a mitologia da coisa. Forçadas de barra foram inevitáveis mas Goyer, de um modo bizarro e com todos os defeitos que fitas oitentistas poderiam ter, conseguiu não só expandir a coisa como abriu caminho para vários outros filmes que seguiram.

A história continua com um terceiro irmão (não citado no filme original) chamado David (Sasha Mitchell, aquele do seriado Step By Step com a Suzanne Sommers), que agora mantém a academia de kickboxing fundada pelos irmãos, que foram assassinados por Tong Po entre os filmes. Como a academia tem como maioria alunos pobres (como todas as academias de luta do cinema) David resolve ganhar um troco encarando uma luta-exibição contra Vargas (o gigante Matthias Hues), campeão da liga criada pelo empresário Justin Micah (Peter Boyle). David acaba com a raça de Vargas, mas isso só irrita seus inimigos, que destróem sua academia, matando um garoto no processo e ferindo o herói. Como desgraça pouca é bobagem, o sócio de Micah é justamente um tailandês chamado Sanga (Cary Hiroyuki Tagawa), que resolve forçar David a enfrentar Tong Po, numa vingança de mão dupla. Como refresco o velho Xian reaparece para recondicionar David e, a sua maneira, se vingar também. Exato, o filme deveria se chamar Kickboxer 2 - A Vingança de Todo Mundo.

Não, antes que me perguntem, o filme não é grande coisa, mas dentro daquele universo de ação absurdo criado na década de 80, o filme funciona que é uma beleza, com um monte de frases feitas, montagens com rock'n roll farofa e, é claro, lutas com sangue para caramba (coreografadas pelo grande campeão Benny "The Jet" Urquidez). É o tipo de filme para quem guarda Comando Para Matar e Cobra na mesa de cabeceira e não tem a menor vergonha de assumir. É filme de macho com M maiúsculo!

Pra quem curtiu vale lembrar que a saga continua em Kickboxer 3 - A Arte da Guerra, onde David e Xian vão para o Rio de Janeiro, compram armas na favela, visitam escola de samba, encontram Gracindo Júnior e Milton Gonçalves e ainda acabam com um esquema de tráfico de escravas brancas! As proporções aumentam em Kickboxer 4 - O Agressor, onde David sai de uma temporada na prisão e volta a enfrentar Tong Po, agora um chefão do narcotráfico mexicano! E se você acha que as coisas terminam aí, David é assassinado no início de Kickboxer 5 e seu amigo Mark Dacascos entra na parada! É ou não é uma verdadeira saga das artes marciais?
Otávio Moulin
16/03/2005
Onde Conseguir
- CD Point - Sebos - Locadoras
Opiniões dos visitantes
Participe também do nosso fórum de discussões!
◄◄Filme anterior | ◄Todos os filmes► | Filme de hoje► | Próximo filme►► | Topo