Sessão de hoje► | Opiniões | Como funciona | Resenhas | Fórum | Links | Equipe | Contato
Página inicial

::Poltrona R::
The Hot, The Cool And The Vicious
Título(s) Alternativo(s):
Título Nacional: Tempo de Vingança
Direção: Lee Tso Nam
Elenco: Don Wong Tao, Dorian Tan (Tan Tao Liang), Tommy Lee, George Wang, Phillip Ko Fei
Ano: 1976
País: Taiwan
Duração: 93 min
Sinopse: Pai Yu Ching é o mais famoso assassino do país que chega a uma pequena cidade do interior, controlada por um rico empresário envolvido em negócios escusos. Pai logo entra em atrito com o chefe da polícia local, o Capitão Lu Tung, que tem a missão de prender o filho do empresário enquanto tenta se redimir de pecados do passado.
Comentário
Olhando para a sinopse aí em cima, a primeira impressão de Tempo de Vingança não é das melhores, devo confessar. Mas o filme, dirigido por Lee Tso Nam, um dos maiores do especialistas do cinema independente da época (Fúria de Águia, A Revolta dos Ninjas), é uma aventura da velha escola do kung-fu que tem todos os ingredientes necessários para satisfazer seu público. Vamos conferir: Dois heróis com apelidos legais como "Punhos do Sul" e "Pernas do Norte"? Confere. Uma heroína em busca de vingança pela morte de seu pai? Confere. Frases de efeito como "É uma pena que você só tenha dois punhos. Você precisará mais do que isso para me vencer" ou mesmo "Eu sou um vilão dinheirista!"? Confere. Um vilão corcunda, albino e manco, mestre no kung-fu Louva-a-Deus? Confere. Do que mais poderíamos querer?

O astro Don Wong Tao (de 10 Irmãos de Shaolin) é Pai Yu Ching, um temido criminoso e o maior lutador do sul do país, conhecido como "Punhos do Sul", recém saído da prisão e que aparece em uma pequena cidade do interior. O lugar é dominado por Yuen (George Wang, também produtor da fita), um rico empresário, prefeito da cidade, que tem um filho inútil que só sabe beber e correr atrás da mulherada, e que certo dia decide mexer justamente com a noiva do Capitão Lu Tung, chefe da polícia local, acidentalmente matando a mãe da moça na brincadeira.

O Capitão Lu, interpretado pelo superkicker Dorian Tan (também creditado como Tan Tao Liang ou Delon Tam), além de ser um homem íntegro, é o maior lutador do norte, conhecido como "Pernas do Norte", e que, claro, decide prender o filho de Yuen, entrando em conflito com o chefão. Desesperado por saber das habilidades de Lu, Yuen contrata Pai como guarda-costas sem saber que o famoso lutador tem segundas intenções a respeito dos negócios escusos do empresário envolvendo falsificação de dinheiro. Como problemas nunca são demais para heróis de kung-fu, o Capitão Lu ainda tem que lidar com um trauma do passado quando sofre tentativas de assassinato pelas mão de uma vingativa ninja.

Ufa, deu pra entender como funciona a trama (ou pelo menos parte dela)? É, a história é mais uma sobre o conflito entre Sul versus Norte, que estava bem popular na época graças ao sucesso que a produtora Seasonal conseguiu com The Secret Rivals (que não por coincidência era estrelado também por Don Wong). Para não perder a febre, George Wang não vacilou e fez com que Lee rodasse e entregasse o filme em apenas de um mês, com um orçamento bem inferior ao do filme que começou com a onda.

Ainda que a pobreza da fita seja evidente, com cenários e figurinos que não chamam atenção (ao contrário das grandes produções da Shaw Bros. ou da Golden Harvest), o roteiro tem reviravoltas suficientes para manter o interesse, além, claro, de estar recheado de lutas bacanas. Poucos chutam tão bem quanto Dorian Tan (talvez apenas John Liu e Hwang Jang Lee sejam melhores), que apesar de estar mais lento neste filme, consegue fazer chaves de perna e dar voadoras com a mesma facilidade com que eu abro uma lata de cerveja, e mantém uma química interessante com o "galã" Don Wong, principalmente quando eles se juntam para combater o bizarro inimigo final, o albino Sr. Lung, braço direito de Yuen interpretado por Tommy Lee (que também é coreógrafo da fita). Quem gosta de filmes de kung-fu antigos sabe que figuras estranhas como o Sr. Lung existiam aos montes (corcundas, deficientes e gorilas lutadores eram inimigos bem populares na época), mas poucas funcionam tão bem, passando uma incômoda sensação de ameaça aos heróis.

Tempo de Vingança é um belo exemplar da velha escola, brincadeiras à parte, tem tudo que um filme de kung-fu precisa e não é à toa que é um dos favoritos de muitos fãs. Na verdade a coisa deu tão certo que o diretor reuniu grande parte da equipe (incluindo Don Wong e Dorian Tan) anos mais tarde para fazer outro filme, agora na onda dos estilos de animais, em Desafio da Morte, mas este eu comento outro dia...
Otávio Moulin
22/02/2005
Onde Conseguir
- HK Flix - CD Point - Sebos - Locadoras
Opiniões dos visitantes
Participe também do nosso fórum de discussões!
◄◄Filme anterior | ◄Todos os filmes► | Filme de hoje► | Próximo filme►► | Topo