|
::Poltrona R:: |
Long Men Ke Zhen / Dragon Inn |
|
Título(s) Alternativo(s): Dragon Gate Inn, Green Dragon Inn
Título Nacional: Direção: King Hu Elenco: Polly Kwan, Shih Chun, Bo Ying, Tsao Jian Ano: 1966 País: Taiwan Duração: 111 min Sinopse: Ano de 1457. A China é governada pela dinastia Ming mas o verdadeiro poder está nas mãos dos oficiais eunucos. O ministro da defesa é executado, e seus dois filhos são condenados ao exílio por ordem do tirânico Tsao. Temeroso por uma futura vingança dos jovens, ele decide matá-los também e só não obtem sucesso graças a ação de um valoroso grupo de espadachins. O eunuco envia então seus melhores homens para interceptar os heróis na Estalagem do Dragão, onde uma épica batalha terá início. |
|
|
Uma das grandes injustiças da sétima arte é o fato do diretor King Hu não ser tão conhecido no ocidente quanto deveria. Pois foi durante a metade da década de 60 que ele sacudiu o cinema de Hong Kong com O Grande Mestre Beberrão, produzido pelos estúdios Shaw Brothers. O enorne sucesso deu início a primeira onda dos modernos filmes Wuxia - um gênero cinematográfico tão caro aos chineses quanto o western é para os americanos. Para sua próxima empreitada, King Hu desejava fazer algo ainda melhor mas não chegou a um acordo com os homens da Shaw e por isso se associou a produtora Union Film Company de Taiwan. O resultado foi Dragon Inn, hoje considerado não só uma das mais importantes obras do estilo Wuxia, mas também um filmaço de aventura capaz de cativar qualquer amante do cinema. Dessa forma os estúdios Shaw não tiveram nenhuma outra saída, se não engolir o seu orgulho e distribuir o filme de Hu em Hong Kong e alguns outros países asiáticos.
Para melhor situar os marinheiros de primeiro viagem, King Hu costuma ser chamado de Sergio Leone chinês. Dito isso, podemos afirmar sem medo que se O Grande Mestre Beberrão foi o Por um Punhado de Dólares de King Hu, então Dragon Inn deve ser considerado o seu Três Homens em Conflito. Desta vez o diretor procurou ser menos influenciado pelos filmes de espada japoneses (chambara) e bebeu mais na fonte do teatro de ópera chinês. As lutas agoracoreografadas como se fossem um balé e encenadas com uma grande dramaticidade eram novidade para a época. Deve se levar em conta que o cinema asiático em geral sempre deveu muito ao cinema japonês, e os aspectos técnicos das produções chinesas ainda não estavam a altura. Por isso os estúdios locais costumavam importar profissionais japoneses para dar uma melhorada no visual dos filmes. Dragon Inn conseguiu levar os filmes chineses de arters marciais para um outro nível, com seus combates mais elaboradas, uma montagem simples mas precisa e um roteiro não menos do que perfeito.
Boa parte do filme se passa dentro da Estalagem do Dragão do título, e mesmo neste espaço limitado, King Hu consegue trabalhar com precisão o suspense e as eventuais cenas de ação. Mas será fora da estalagem que as pelejas terão maior importância e uma das cenas emblemáticas do filme aparece quando a heroína Polly Kwan Shang - aqui antes de virar estrela da pancadaria na década de setenta - investe diretamente contra os malfeitores, dando tempo para que os companheiros possam escapar pelos fundos da taberna. Outro clichê inventado por Hu foi o ato de vestir as mulheres espadachim de seus filmes com trajes de homens - coisa que por si só parece confundir todos os personagens masculinos. Vale destacar que tanto os heróis quanto os vilões do filme usam de astúcia e determinação na hora de conseguir seus objetivos, e às vezes não basta ser um melhor lutador para se levar a melhor num confronto.
Chegamos então ao personagem mais interessante de Dragon Inn, o poderoso Tsao. Antes de Dragon Inn, a figura dos eunucos nos filmes de artes marciais era pouco usada, mas a partir daí, sempre que um aparece pode ter certeza de que as chances dele ser maligno são bem altas, e maiores ainda deste moço ser quase invencível numa luta mano-a-mano. Portanto ainda que os nossos heróis estejam em maior numero, serão necessários quatro deles (e mais tarde cinco) para enfrentar o capado Tsao. De acordo com a lógica dos filmes de kung fu, os eunucos por não serem capazes de liberar sua energia sexual, transformam-se em verdadeiras máquinas de combate. Por isso muito cuidado quando encontrar um deles na sua frente.
A resposta do público em vários países do continente foi imediata, com o filme desbancando rapidamente as produções americanas em cartaz. Infelizmente esta acabou sendo a última vez que King Hu conseguiria um grande sucesso nas bilheterias, pois todas suas obras seguintes tiveram uma performance apenas mediana. Com o público agora preferindo outros estilos de filmes de artes marciais e mais a chegada de Bruce Lee, o cinema de King Hu rapidamente caiu em desgraça perante o disputado cinema comercial de Hong Kong. |
|
Leandro Caraça |
23/03/2005 |
|
|
|
|