Sessão de hoje► | Opiniões | Como funciona | Resenhas | Fórum | Links | Equipe | Contato
Página inicial

::Rango de Boteco::
Cruel Jaws
Título(s) Alternativo(s): Jaws 5: Cruel Jaws
Título Nacional: Tubarão Cruel
Direção: William Snyder (Bruno Mattei)
Elenco: David Luther, Scott Silveria, Kristen Urso, George Barnes Jr.
Ano: 1995
País: Itália
Duração: 93 min
Sinopse: A mesma de O Último Tubarão.
Comentário
(Esta é uma resenha-bônus.)

Como contei na resenha de O Último Tubarão, a picaretagem que ocorria nos estúdios italianos em tempos passados era braba. O Último Tubarão parecia o auge do quão baixo poderia chegar o nível, já que o filme praticamente refilmava, cena a cena, o sucesso Tubarão, de Steven Spielberg. Porém, no que se diz em quebrar os limites (de baixo), há apenas um nome que REALMENTE mostra o quão baixo pode se chegar: Bruno Mattei.

Como explicar o que é Tubarão Cruel (que chegou a passar nos cinemas de algumas cidades do Brasil, pasmem! - e eu vi!) para o espectador? Bem, digamos, temos os filmes Tubarão, Tubarão 2 e O Último Tubarão, certo? As cenas de ataque desses filmes são bem legais, certo? Que tal se a gente pegasse TODAS as cenas de ação de O Último Tubarão; para disfarçar, a gente pegava também uma ou outra dos dois primeiros Tubarão; e nas cenas de "não-ação", a gente criasse uma historinha babaca qualquer? Voilà, temos um filme novinho em folha. Parece absurdo, não é mesmo? Pois foi EXTAMENTE isso que o nosso amigo Bruno Mattei fez. Nem Ed Wood seria capaz - ou não tinha pensado nisso antes.

O legal é que não há a mínima conjuntura nessa salada toda. Como no filme do Castellari haviam alguns closes nos atacados pelo bicho, Mattei teve de cortar alguns planos de algumas cenas de ação, sendo que muitas ficaram totalmente incompreensíveis. E a história que Mattei bolou entre uma cena sangrenta e outra não tem absolutamente nada a ver com nada: narra a história de um clone italiano do Hulk Hogan que tem um criadouro de golfinhos e corre o risco de perdê-lo por não ter dinheiro para pagar a hipoteca do lugar (originalíssimo, não?). A única coisa que cria um elo entre os ataques do tubarão e a sub-trama do parque aquático prestes a ir à falência é o fato do filho do protagonista ser surfista e por isso estar na água o tempo todo, o que preocupa o pai, já que há um grande tubarão branco à solta (não estou pondo o nome dos personagens pois muitos nem o tem). Por isso mesmo, é hilário às vezes a cara de medo dos personagens à beira da praia junto com cenas de ataque que acontecem em pleno alto-mar. Só Mattei tem o toque.

Como foi feito depois da "morte oficial" do cinema de horror italiano (que foi o fracasso da obra-prima Pelo Amor e Pela Morte) e ainda é uma produção feita para a TV, ninguém ligou muito pra esse filme, e deve ser por isso que não teve ninguém processado, nem por plágio ou por agressão ao bom gosto.

Diogenes L. Cesar
03/04/2005
Onde Conseguir
- Sebos - Locadoras
Opiniões dos visitantes
Participe também do nosso fórum de discussões!
◄◄Filme anterior | ◄Todos os filmes► | Filme de hoje► | Próximo filme►► | Topo